quarta-feira, 20 de maio de 2009



Comissão adia mais uma vez a votação do PL
*Que proíbe o uso de animais e
m circos*

Pressão das ONGs de proteção animal fez deputados a favor da apresentação de animais em circos pedirem adiamento.


Mais uma tentativa de votação do Projeto de Lei 7291/06, na forma de seu substitutivo, pela Comissão de Educação e Cultura (CEC), foi adiada numa decisão de última hora. Os deputados Bel Mesquita (PMDB-PA), Carlos Abicalil (PT-MT), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e João Matos (PMDB-SC), que defendem a apresentação dos animais em circos, fizeram uma solicitação coletiva de "Vistas ao Projeto". A votação foi adiada por um prazo de duas sessões conforme determina o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, devendo voltar à pauta assim que decorrido o prazo.



A sala da Comissão de Educação e Cultura estava
l
otada de manifestantes e ativistas, sendo estimado um número superior de participantes que apoiavam a aprovação do projeto. Munidos de cartazes, panfletos e adesivos com a frase "Circo Legal Não Tem Animal", os membros das ONGs recebiam os parlamentares na entrada do Plenário 10. Os adeptos da utilização de animais em circos, em menor número, também distribuíram folhetos com a frase "Animais no circo sim!!!! Com regulamentação, como no 1º mundo". O folheto presta uma desinformação aos parlamentares, pois vários países já proibiram animais em circos há muitos anos. Dentre eles Costa Rica, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Índia, Israel, Cingapura e Suécia.


As ONGs de proteção animal continuarão agora o trabalho de corpo a corpo junto aos membros da comissão, antes da próxima votação. Já se declararam contra a apresentação de animais em circos o Ministério do Meio Ambiente, com apoio explícito do Ministro Carlos Minc, o IBAMA, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a OAB Federal.
Também o público já mostrou o que deseja em diversas enquetes abertas, a última delas realizada pelo programa "Fantástico" da Rede Globo, onde 96% dos que votaram na pesquisa pediam o fim da exploração dos animais em circos e espetáculos. Se os membros da comissão ouvirem a opinião pública, em breve os animais estarão livres da escravidão dos circos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário